Declaração de Desempenho (DOP) - Betumação

Serve o presente para informar:

  • O Regulamento (UE) Nº 305/2011 e suas retificações do Parlamento Europeu e do Conselho de 9 de Março de 2011, estabelece as condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção e visa garantir que a colocação no mercado de produtos de construção obedeça a regras harmonizadas.
  • Os produtos no âmbito da norma EN 13888 – Argamassas para enchimento (betumação) das juntas entre elementos de alvenaria, revestimento cerâmicos e outros, não se encontram abrangidos por uma norma europeia harmonizada como comprova a ultima listagem em vigor publicada no jornal oficial da União Europeia (2013/C186/02).
  • Em salvaguarda do artigo 5º, e de acordo com os artigos 4º, 6º, 8º e 9º, do referido regulamento, é condição necessária para o fabricante elaborar uma declaração de desempenho e utilizar marcação CE de produto de construção, que o mesmo esteja abrangido por uma norma harmonizada ou esteja conforme uma Avaliação Técnica Europeia emitida para esse produto.
  • Pelo exposto, os fabricantes de produtos de construção não poderão emitir a Declaração de Desempenho e apor a respetiva marcação CE nos produtos atrás referidos.
  • Informamos porém que todos os produtos Fassa Bortolo são submetido a um constante controlo nos nossos laboratórios. As matérias-primas utilizadas são rigorosamente selecionadas e controladas.